top of page

Os Principais Benefícios das Argilas

Atualizado: 11 de abr. de 2021

A máscaras de argilas são consideradas preparações cosméticas mais antigas, utilizadas no tratamento da beleza do corpo, rosto e cabelo. Os Egípcios, Gregos e índios já empregavam preparações para o uso na medicina e limpeza de pele. No ramo da medicina também se usa argila para tratamentos anti-inflamatórios, cicatrizante e até mesmo para tratar problemas internos. Seu efeito curativo tem nos surpreendidos. A Geoterapia ou uso da terra para fins terapêuticos é uma prática muito difundida, onde a lama se destaca por suas propriedades antiácidas, cicatrizantes, absorventes e reguladora da temperatura.



 

Principais Benefícios das Argilas


Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.

Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.

Absorve toxinas e impurezas.

Promove a reconstituição dos tecidos.

Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.

Promove uma reconstrução capilar.

Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.

Elimina a oleosidade da pele e cabelo.

Elimina bactérias e tem efeito calmante.

Suaviza e amacia a pele.

Reduz oleosidade.

Combate cravo e espinhas.

Antisséptica.

Combate o envelhecimento

Reduz rugas e linhas de expressão.

Efeito calmante.

Melhora elasticidade.

Efeito bactericida

 

Principais Tipos de Argilas



Argila Verde

indicada para pele acnea, peles oleosas, clareamento de pele manchadas pelo sol, alta pigmentação de melasma, manchas de virilha, cotovelo e pés encardidos. Ação detox da pele, removendo as toxinas que promove inchaços e tem efeito tensionador da pele. A sua aplicação em alta concentração tem enfeito de drenagem linfática, melhorando e potencializando os efeitos detox da pele. Ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.


Argila Branca

Indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Ideal para preparar a pele antes da maquiagem, reduz rugas e linhas de expressão, clareia, absorve a oleosidade sem desidratar, ação cicatrizante, ação tensora, cicatriza, repõem massa capilar e devolve água na parte intra celular da pele e fios capilares, no corpo reduz celulite e gordura localizada, diminui os estafilococos que é a bactéria da acnea.


Argila Rosa

Indicada para peles sensíveis e delicadas. Ela melhora a elasticidade da pele, cicatriza, fortalece, repõe a luminosidade e é repositora de sais. É ideal para tratamento de peles com dermatite, foliculite, acneicas e com psoríase, peles que são tratadas com roacutan e envelhecidas. Assim devolve a elasticidade, regenerando a pele. Pode ser utilizado após as limpezas de pele no intuito de acalmar e melhorar a vermelhidão, promovendo a cicatrização.


Argila Amarela

Indicada para combater o envelhecimento, flacidez, melhorando o colágeno da pele, ativa a circulação, reduz o inchaço do corpo, ideal para fazer bandagens para redução de medidas após a drenagem e para melhorar a flacidez e aspecto flácido da pele.


Argila Preta

A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Efeito conhecido como purificante, ideal para limpeza de pele e resultados melhores na remoção de cravos e espinhas. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.


Argila Cinza

Usada em peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.


Argila Vermelha

A argila vermelha é excelente para peles sensíveis. Ela absorve a oleosidade, hidrata, previne linhas de expressão, tem efeito cicatrizante e, por ser rica em óxido de ferro, ela ajuda a renovar a estrutura das células, que precisam do ferro para realizar a respiração celular.


Argila Dourada

Rica em silício, titânio e potássio – minerais importantes na formação de colágeno. A argila dourada é indicada para promover o embelezamento da pele, por ter ação detox, hidratante e rejuvenescedora.

 

Como Preparar a sua Máscara de Argila


Passo 1 - Identifique primeiramente o seu tipo de pele e utilize a Argila adequada.


Passo 2 - Misture em um recipiente uma colher de sopa de argila com um pouco de água mineral, até formar umas pastinha consistente. Se precisar aumentar a quantidade dos ingredientes, não tem problema.


Passo 3 - Aplique a mistura no rosto com as mãos ou com a ajuda do pincel. Faça movimentos ascendentes (para cima), massageando bem o rosto. Só não demore para a mistura não secar durante a aplicação!


Passo 4 - Deixe a mistura agir por 10 a 15 minutos e, em seguida, enxágue com água morna ou corrente até retirar todo o produto. Finalize com o seu hidratante facial favorito.



 

Mitos e Verdades das Argilas ;)


É verdade que não deve deixar a Argila secar no rosto?

Mito.


Por ser natural, posso utilizar todos os dias as Argilas?

Mito.


4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page